quarta-feira, 3 de junho de 2009

Torneio de Ténis de Mesa - Pares - na Escola EB 2, 3/S de Caminha

A actividade Física desportiva, abrange todas as influências pedagógicas, incluindo a auto-educação do praticante, que se exprimem, entre outras, por uma observação voluntária e agradável da maneira de “viver e estar desportivamente”. Assim, no âmbito da SEMANA CULTURAL, da Escola Básica 2, 3 / S de Caminha, realizou-se no dia 3 de Junho deste ano, um Torneio de Ténis de Mesa – Pares, aberto a toda a comunidade escolar.
O Ténis de Mesa, foi jogado, pela primeira vez em Inglaterra, durante o último quarto de século XIX, tendo chegado à Áustria em 1901, e á Hungria em 1902. Segundo alguns registos, foi introduzido na Checoslováquia e na Suécia na mesma altura. Em Portugal, o ténis de Mesa, foi introduzido pela Associação Cristã da Mocidade, por volta de 1913. A primeira mesa foi inaugurada em Lisboa, seguindo-se o exemplo na cidade do Porto. A 18 de Fevereiro de 1929, no Porto, fundou-se a primeira Associação Regional de Ténis de Mesa, e a Federação desta modalidade surge em 27 de Outubro de 1944.

O Torneio de Ténis de Mesa – Pares, realizou-se na sala polivalente da nossa escola, e teve a participação de 25 atletas. Pretendeu-se fomentar e desenvolver o gosto pela modalidade, assim como a prática da actividade física, aliada a um estilo de vida saudável. Após, o cumprimento do calendário de jogos, procedeu-se á elaboração da tabela classificativa, destacando-se, os pares vencedores que foram:

Par / equipa
Classificação

Márcio Valadares / Edgar Castro

1º Lugar

Prof. Duarte Abreu / Rafael Ribas

2º Lugar

Miguel Bernardo / Filipe Ribeiro

3º Lugar

De seguida, procedeu-se à cerimónia de encerramento, com a entrega de prémios de acordo com a classificação final e respectivos diplomas de participação a todos os atletas.
A todos os participantes e intervenientes, neste torneio, os parabéns, pela atitude e postura exemplar, bem como desportivismo demonstrado desde o primeiro momento.
Um agradecimento, a todos aqueles que de alguma forma colaboraram na organização deste evento, e em especial ao Conselho Executivo da nossa escola.
Para o ano há mais!! Continuem a jogar!!

Prof. Dora Cepa