sábado, 6 de junho de 2009

Lançamento do livro "Ruas de Caminha"

Hoje, pelas 18 horas, nos arcos do antigo edifício da Câmara Municipal de Caminha, decorreu o lançamento do livro Ruas de Caminha, da autoria de Paulo Torres Bento, Licenciado em História pela Universidade do Porto e Mestre em Educação pela Universidade do Minho. Precedendo a apresentação da obra actuou o Richard Okkerse Acoustic Jazz Trio, formado por Richard Okkerse (guitarra eléctrica), Pedro Cravinho (contrabaixo) e Luís Azevedo (bateria).
Finda a actuação do trio de jazz e após as intervenções do Presidente da Junta de Freguesia de Caminha, Eduardo Gonçalves, e da Prof. Maria Esteves, Directora do Agrupamento de Escolas Coura e Minho, o Prof. Paulo Torres Bento, apresentou o Ruas de Caminha começando por agradecer à Junta de Freguesia de Caminha a edição da obra.

De seguida, explicou que o Ruas de Caminha nasceu de um projecto escolar desenvolvido com estudantes da EB 2,3/S de Caminha no ano lectivo 2004/05, cujo resultado foi apresentado numa iniciativa realizada no final desse ano e depois divulgado na página web da escola e através do jornal digital Caminh@2000.

Desde esse projecto escolar até ao trabalho historiográfico hoje apresentado, o autor desenvolveu um labor intenso de pesquisa que o levou a frequentar semanalmente o Arquivo Municipal de Caminha, examinando os Livros de Actas da Câmara do final do Antigo Regime aos dias de hoje, tendo consultado ainda os Livros de Registo de Testamentos, os Registos de Correspondência e o Cadastro dos Prédios Urbanos e dos Estabelecimentos Industriais, entre muitos mais que constam da bibliografia. Em paralelo com o trabalho anteriormente referido, desenvolveu outras direcções de investigação como as que passaram pela revista de imprensa de Caminha de inícios do século XX existente na Biblioteca Pública Municipal do Porto, pela conferição dos registos de baptizados e óbitos no Arquivo Distrital de Viana do Castelo e, principalmente, a que exigiu a leitura atenta da rica cronística caminhense de setecentos.

A apresentação da obra por parte do autor constituiu uma aula magistral sobre a história da freguesia de Caminha, para além da chamada de atenção para a necessidade de, no âmbito histórico, se aprofundar o estudo de alguns períodos que não são suficientemente conhecidos.

Veja mais fotografias.