sexta-feira, 5 de junho de 2009

Teatro e emoções à flor da pele

Na quinta-feira houve noite de Teatro na EB 2,3/S de Caminha num Auditório a abarrotar de espectadores interessados. Em dois espectáculos plenos de entrega e talento, alunos do 9º ano orientados pelo Prof. Fernando Borlido mostraram às suas famílias, professores e colegas o resultado das aprendizagens realizadas numa disciplina diferente que, nas palavras de muitos, “mudou as suas vidas”.

Primeiro foi a peça “O Saco de Mentiras”, com nove alunos do 9º A a dramatizarem magnificamente um conto popular recriado pelo professor-encenador, com rainhas, príncipes, princesas e, principalmente, conselheiras, a fazerem rir a bom rir os espectadores presentes. Seguidamente, toda a turma 9º D representou com grande autenticidade “Mar Salgado”, uma homenagem a Caminha construída com textos de Raul Brandão e Miguel Torga combinados pelo Prof. Borlido, em que os homens e mulheres do mar (pescadores e peixeiras) apareciam como principais protagonistas de uma história pitoresca com final trágico.

Terminadas ambas as peças, entusiasticamente aplaudidas, chegou o momento das maiores emoções, com alunos e professor a homenagearem-se mutuamente no final de um ciclo de ensino que agora termina para os mais jovens. Acaba-se a disciplina mas o Teatro, a Amizade e a Solidariedade construídas conjuntamente ao longo de três anos continuarão certamente para sempre nas suas vidas.