sábado, 6 de junho de 2009

O Arraial Minhoto - 05JUN2009

Ontem, à noite, nas instalações da escola-sede (EB 2,3/S de Caminha) do Agrupamento de Escolas Coura e Minho, em Caminha, decorreu o famoso Arraial Minhoto, festa da comunidade educativa que se vem realizando há já 17 anos e se integra na semana cultural de encerramento do ano lectivo. Com muitas preces a Santa Rita de Cássia, padroeira de Caminha, para que afastasse a chuva prevista, o fim da tarde de ontem começou por trazer o cheiro da sardinha assada e os primeiros sons do convívio que caracteriza esta iniciativa. Fruto do trabalho árduo de uma grande equipa formada por docentes, funcionários, pais e amigos do nosso Agrupamento, coordenada pela Vice-Presidente do Conselho Executivo Conceição Rodrigues, a festa começava a dar os primeiros sinais de vida.



A hora de jantar fez com que as muitas mesas se enchessem de pessoas prontas para degustar as iguarias disponíveis. Entre as sardinhas e as fêveras, a broa e o caldo verde, as concertinas de Venade acrescentaram a cores fundamentais do folclore alto-minhoto.


Seriam 22 horas quando o Etnográfico de Vila Praia de Âncora fez a sua entrada para o espaço de actuação. Com 29 anos de actividade, este Grupo por todos reconhecido como um dos maiores expoentes do nosso folclore, trouxe para a festa, através das suas danças e cantares, o Alto Minho litoral e a Serra d'Arga.



Após a despedida com o vira geral, o Etnográfico de Vila Praia de Âncora passou o testemunho ao grupo Roconorte que transformou o arraial num festival de luz, cor e música, onde a alegria contagiante de todos os membros da banda e um repertório muito diversificado obrigaram a que ninguém ficasse indiferente. Jorge Nande, líder dos Roconorte, inciou o concerto com palavras de satisfação pela participação no Arraial Minhoto há 17 anos consecutivos daquela que é, na sua opinião, a melhor escola do mundo.

Passavam trinta minutos da meia-noite quando o fogo de artifício deu cor ao negro da noite e fez a sua apresentação na companhia de uma banda sonora escolhida a preceito. A noite terminou com a segunda parte da actuação dos Roconorte.

Veja mais fotos em: