Veja mais fotografias.

A apresentação da obra por parte do autor constituiu uma aula magistral sobre a história da freguesia de Caminha, para além da chamada de atenção para a necessidade de, no âmbito histórico, se aprofundar o estudo de alguns períodos que não são suficientemente conhecidos.
Na quinta-feira houve noite de Teatro na EB 2,3/S de Caminha num Auditório a abarrotar de espectadores interessados. Em dois espectáculos plenos de entrega e talento, alunos do 9º ano orientados pelo Prof. Fernando Borlido mostraram às suas famílias, professores e colegas o resultado das aprendizagens realizadas numa disciplina diferente que, nas palavras de muitos, “mudou as suas vidas”.
Primeiro foi a peça “O Saco de Mentiras”, com nove alunos do 9º A a dramatizarem magnificamente um conto popular recriado pelo professor-encenador, com rainhas, príncipes, princesas e, principalmente, conselheiras, a fazerem rir a bom rir os espectadores presentes. Seguidamente, toda a turma 9º D representou com grande autenticidade “Mar Salgado”, uma homenagem a Caminha construída com textos de Raul Brandão e Miguel Torga combinados pelo Prof. Borlido, em que os homens e mulheres do mar (pescadores e peixeiras) apareciam como principais protagonistas de uma história pitoresca com final trágico.
Terminadas ambas as peças, entusiasticamente aplaudidas, chegou o momento das maiores emoções, com alunos e professor a homenagearem-se mutuamente no final de um ciclo de ensino que agora termina para os mais jovens. Acaba-se a disciplina mas o Teatro, a Amizade e a Solidariedade construídas conjuntamente ao longo de três anos continuarão certamente para sempre nas suas vidas.
Hoje, quinta-feira, o XVII Arraial Minhoto foi visitado por... Diabos, Diabretes, Bruxas, Feiticeiras e outros Marraficos. Calma, não se assustem! Vieram em belos livros escritos pelo autor transmontano Alexandre Parafita que teve a amabilidade de vir até ao Terreiro de Caminha para contactar com os alunos do 4º e 5º anos das escolas do agrupamento. Entre as dez da manhã e as quatro da tarde, devidamente acompanhados pelos seus professores, foi um corropio de meninas e meninos a passar pela alcatifa verde assente na calçada para conhecerem e ouvirem o ilustre visitante que esteve sempre acompanhado pela Profª Dora Joana Serra, docente da EB 2,3/S de Caminha que tem trabalhos publicados sobre a obra de Alexandre Parafita. Ouviram todos conselhos sábios, colocaram questões argutas sobre os livros e o ofício da escrita e pediram depois autógrafos que prolongarão no tempo e na memória a presença em Caminha do escritor. Ainda antes de voltarem para as suas escolas, tiveram a oportunidade de assistirem a diversas dramatizações, com teatro de marionetas, de contos de Alexandre Parafita magnificamente encenados pelo Prof. Fernando Borlido e ainda melhor representados pelos alunos das turmas do 8º ano. Obrigado a Alexandre Parafita pela simpática e proveitosa visita, a todos os docentes que trabalharam os seus livros na sala de aula e a todos os estudantes que hoje passaram pelo Terreiro!
Os professores de Matemática do 2º Ciclo do Ensino Básico, abriram depois de almoço as portas da “Oficina da Matemática” aos alunos do 4º ano, que hoje visitaram a Escola E.B. 2,3 / S de Caminha.
É vulgar ouvir os alunos dizer que “a matemática é difícil” ou que “ a matemática é só para inteligentes”. Com o intuito de desmistificar esta ideia, foi criada a “Oficina da Matemática”, que ajuda a ensinar cada vez melhor a matemática, num ambiente mais dinâmico e interactivo
Com a visita à “Oficina da Matemática”, os alunos puderam comprovar que afinal a Matemática não é um bicho de sete cabeças!
Foi com muito entusiasmo que os alunos puderam praticar alguns dos muitos jogos e desafios matemáticos que, podem ser encontrados nesta sala e que foram propostos pelos professores de Matemática, desde quebra-cabeças, jogos de cartas onde é trabalho o cálculo mental, “Ouri”, “Semáforo”, “Hex”, “Avanço” e construção sólidos com os polidrons.