domingo, 6 de junho de 2010

05JUN2010 - Espanta-Pardais - fantoches, jograis, danças e poesia

Hoje, pelas 21:30 horas, decorreu a apresentação do espectáculo "Espanta-Pardais", baseado na obra homónima de Maria Rosa Colaço, no auditório da Santa Casa da Misericórdia de Caminha que se encontrava no máximo da sua lotação. 
Projecto da seara da Biblioteca Escolar da EB1/JI de Caminha (professoras Eduarda Silva e Filomena Martins) e mediante proposta, de imediato foi abraçado pelos professores aposentados Avelino Pedra, Emília Cruz e Fernanda Viana, que o tornaram vivo com a sua competência e paixão pela Língua Materna, em várias sessões realizadas em todas as Escolas do Primeiro Ciclo do Ensino Básico do nosso Agrupamento. 

Procurando um fim para o projecto, digno da magia das palavras de Maria Rosa Colaço, os três professores aposentados estruturaram um espectáculo composto por um teatro de fantoches, jograis, folclore de todas as províncias portuguesas e um momento final de poesia, onde coube ao professor Avelino Pedra dar vida às palavras da "Pedra Filosofal", de António Gedeão. O projecto passou do sonho à realidade com o trabalho árduo e o empenhamento exemplar dos alunos, docentes e assistentes operacionais de todas as Escolas do Primeiro Ciclo do nosso Agrupamento. Nos dias 26 e 31 de Maio, e 02 de Junho, realizaram-se os ensaios gerais. 
Como fez questão de referir na sua intervenção a Directora do nosso Agrupamento, Professora Maria Esteves, este espectáculo foi um hino à verdadeira essência da Escola (tempo e espaço de saberes diversos, complementares e integrados) e a todos os que a ela entregam as melhores horas dos seus dias, destacando os professores em geral e, particularmente, aqueles que, não obstante a situação de aposentação, continuam a sentir o chamamento para a nobre função de educar e a responder afirmativamente a esse apelo.

Veja aqui o álbum fotográfico.