sexta-feira, 10 de junho de 2011

ESPECTÁCULO MEMORÁVEL COM SABOR A MAR

O XIX Arraial Minho da Escola EB 2,3/S de Caminha realizou-se na passada Quinta-Feira, dia 9 de Junho. Adornado pela temática pedagógica que marcou o ano lectivo 2010/11 - O Mar, foi um sucesso inigualável.
Os Assistentes Operacionais desta escola inspiraram-se neste tema e esmeraram-se. Com árduo trabalho e muita criatividade dedicaram-se incansavelmente para que o seu toque pessoal se evidenciasse no espaço festivo.
Como já tem vindo a ser habitual, neste serão, a nossa escola abre as suas portas, como boa anfitriã, a toda a comunidade Caminhense, Proporcionando-lhe um conjunto de eventos de diversidade cultural e gastronómica.
Pelas 14h00, o rufar dos bombos da Fanfarra A.H. Bombeiros Voluntários de Caminha anunciaram um serão prometedor e imperdível, primeiro, no recinto escolar e a posteriori nas principais ruas de caminha.
Após as 20h00, já tudo estava a postos para a noite de arromba. Os típicos manjericos deram as boas vindas aos visitantes com as suas genuínas quadras populares e cheirinho inconfundível.
A abrir a noite, quando o aroma irresistível da boa sardinha, caldo verde, bifanas e entrecosto já pairava no ar, a Fanfarra A.H. Bombeiros Voluntários de Caminha entrou no recinto escolar e animou com o soberbo som dos bombos e ritmo contagiante todos aqueles que confraternizavam e saboreavam os deliciosos aperitivos existentes. Logo de Seguida o Rancho Folclórico de Dem ofereceu uma excelente actuação a todos os presentes. Com muito ritmo e alegria demonstrou grande talento na dança popular regional e exibiu a riqueza incomparável dos seus trajes minhotos.
O Ambiente acolhedor, divertido e de exclusiva qualidade que este Agrupamento oferece cativou um mar de gente. Entre entretenimento, ambiente festivo, bom convívio e petiscos típicos, a noite foi alcançando uma magia indescritível.
A Ornamentação temática do bar não passou despercebida e foi muito elogiada. O Balcão em forma de meio barco, as redes de pesca, os peixes de cartão espalhados pelas redes e até a indumentária dos Assistentes Operacionais (camisas à pescador), reflectiram o contexto do tema “ O Mar”. Os restantes enfeites espalhados pelo espaço envolvente eram de cariz tipicamente regional (arcos coloridos, brincos à rainha em cartão, fitas plásticas com flores elaboradas, muita cor e muita luz).
Entre uma excelente confraternização, “comes e bebes” e muita animação, foi-se cumprindo o programa de tão notável distinção.
O Aparatoso grupo musical “ROCONORTE” despertou a adrenalina da dança e pôs todas as idades a mexer com o seu ritmo vibrante e contagiante.
“A cereja no topo do bolo”foi o fascinante e colorido espectáculo proporcionado pelo fogo de artifício que deslumbrou na noite deste já afamado Arraial Minhoto.
O Agrupamento de Escolas Coura e Minho está, mais uma vez, de parabéns por este magnifico evento.
Muitos agradecimentos aos Assistentes Operacionais que tornaram possível a sua realização, não descurando o apoio de todos os outros intervenientes que contribuíram para que esta noite ficasse marcada na memória de todos.